Sunday, October 02, 2005

Mac mini

Mac mini


Pois é, estou com pensamentos Mac. Mas mini. Acho que já devem ter percebido (pelo menos, pelo título), de que é que eu vou falar. Se são fãs do Windows, se quiserem continuar subjugados ao domínio da Micro$oft, podem parar de ler. Isto não é para vocês.

Mas se tiveram a coragem de levantar a cabeça e ver que há mais coisas para além do Windows, não se vão arrepender. Uma das melhores soluções (e que possui um dos melhores SO do mundo) é a Apple. Muita gente vai dizer blablabla, que a Apple é só ‘pra ricaços, etc, confesso que infelizmente tem praticado preços proibitivos, e que para além disso actualmente só é conhecida pelos seus leitores de música digital (iPods). E a Apple é mais, muito mais que isso. E agora podem facilmente entrar no mundo Mac. E não pelas traseiras, recorrendo a OSX x86 hackados ou ao PearPC. Estou a falar de um Mac. Verdadeiro. E a 500 euros.

O Mac mini é tudo o que um Mac deve ser (apesar de ainda poderem melhorar nalguns aspectos...). E a um preço bastante acessível. “Inexpensive, but never cheap.” – e isso vê-se. Começando pelo aspecto exterior (que é extraordinariamente compacto e pequeno, sendo até pequeno segundo os padrões da Apple) e acabando no SO, é um Mac. E um upgrade ao meu velho Pentium III, para mim.

Para que é que eu quero um PC? Tenho o melhor sistema do mundo, baseado em UNIX. Posso correr os meus programas e jogos preferidos. Tenho uma interface gráfica capaz de pôr verdes de inveja aqueles que contribuem semanalmente para os desktops do Bits & Bytes. Para quê continuar um cãozinho bem-mandado da Micro$oft? Não, obrigado. Vou-me embora, e creio que da próxima vez que mexer num PC vou ficar mesmo muito, muito triste. Pois será como recuar do futuro para a Idade Média.

Cumps

Manel