Sunday, October 29, 2006

Há quanto tempo...

Bem, realmente já lá vai um tempinho desde a última vez que escrevi aqui... não tenho tido muito tempo... é engraçado: o 12º ano é, nos três anos de Secundário que já levo, o ano mais "leve" que tive até agora. Mas a "leveza" cinge-se ao horário. De facto, este até deve ser o ano mais trabalhoso que alguma vez tive... e a ameça iminente de 3 exames no final do ano também não ajuda muito :(

Uma das coisas chatas deste ano é o Português. Não por causa da forma como as aulas são dadas - mesmo com a mudança de professora, as aulas continuam a ser boas. Mas o que realmente irrita é o facto de nós, alunos de Ciências, termos que continuar com sintaxe, em vez de termos um Português mais utilitário... a quantidade de alunos no Ensino Superior que não conseguem construir uma frase com clareza justificaria essa mudança.



Tudo isto me leva a outra coisa: tendo acabado o estudo de Cesário Verde (que tinha sido iniciado no ano passado), passámos ao Modernismo. E esse estilo literário divide-me: depois de ter contactado directamente com o estilo, quando, na aula, folheei um exemplar da revista Orpheu, fiquei, por um lado, com a impressão de que aquilo é apenas uma mera brincadeira (uma blague, como eles lhe chamam...), mas, por outro, dado que sempre fui educado para a sensibilidade artística, recuso-me a considerar "aquilo" como algo sem qualquer valor. É certo que, se este estilo nunca tivesse aparecido, as artes actuais provavelmente nunca teriam aparecido - os meus colegas de Artes eram bem capazes de ainda estarem acorrentados à pintura clássica - mas, por amor de Deus: que raio?! O Manifesto anti-Dantas? "Morra o Dantas, morra! PIM"??!



Acho que andamos a perder tempo a mais nisto... o "nosso" Português devia concentrar-se em algo mais utilitário. Não vejo inconveniente em estudarmos os clássicos - mas que haja tempo para o resto, aquilo com que nos identificamos mais.



Pronto, chega disso. Tenho teste de Matemática amanhã, e não posso perder muito tempo com isto. Ah, e arranjei um programa mesmo muito bom para fazer os posts para o meu blog - chama-se Bleezer, parece-me que é feito em Java, e existe numa data de plataformas. Assim, não preciso de entrar no Blogger para meter as coisas on-line.



Quanto ao Album de Recortes, arranjei um belo servidor: 350 MB hosting, FTP, PHP4 e MySQL - e o melhor de tudo, é grátis! Ainda estou a preparar a migração, mas está para breve...



Bom, fiquem bem e até à próxima, que eu não faço a mínima ideia de quando será.

2 Debugs:

Anonymous Anonymous depurou...

Porque tiveste que fazer 3 exames no 12º? Repetiste algum?

11:43 PM  
Blogger Manuel Marques depurou...

Uh, não, a minha escola optou por só começar uma das bienais do Secundário (no meu caso, Biologia e Geologia) no 11º ano, pelo que no 12º tive Português, Matemática e Biologia-Geologia para fazer :).

11:48 PM  

Post a Comment

<< Home